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Barra da Tijuca, o Rio é mais Miami!

BARRA DA TIJUCA, RJ
 

Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca é um dos bairros mais novos do Rio de Janeiro, que tomou impulso após a década de 1970 e se que firma com um dos bairros de maior evidência na cidade e no Brasil. A cada dia que passa, aumentam as inúmeras atrações do bairro.

Atrações do Bairro

Além da imensa e bela praia e das lagoas que caracterizam o local, assim como os shopping centers, um dos destaques locais é o Rio Centro, um imenso centro de convenções que sediou a Rio 92, uma conferência mundial da ONU sobre o meio ambiente, quando lá compareceram chefes de estado de todo o mundo. No local são realizadas inúmeras feiras e eventos. O local também será usado para abrigar algumas competições dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

O Autódromo de Jacarepaguá já foi um dos maiores destaques das imediações do bairro, tendo sediado corridas do GP de Formula 1 no Brasil.

A área do antigo autódromo está sendo transformado no Parque Olímpico do Rio, um moderno complexo de edificações desportivas para as Olimpíadas de 2016 e que terá uso continuado após os término dos jogos.

A arquitetura do bairro também é uma atração, com seus condomínios de apartamentos formados por altas torres, algumas de arquitetura chamativa. Alguns centros empresariais destacam-se por sua arquitetura ousada e belo paisagismo, e também por introduzirem novos conceitos em termos de conteúdos programáticos de arquitetura para centros comerciais no Brasil.

Em termos de parques e jardins, destacam-se:

O parque Bosque da Barra, uma grande área verde com fins preservar a vegetação orignal da área da Barra da Tijuca e também área de lazer e passeio.

O Parque Natural Municipal de Marapendi, também chamado de Reserva (ecológica) de Marapendi, tem igualmente fins de preservar a fauna e vegetação de mangue e restinga original da área. É também usado como área de lazer recreatívo voltado para natureza.

No interior da Reserva de Marapendí, sob protestos de ambientalistas está sendo contruído um Campo de Golfe para as Olimpíadas de 2016.

Aparência do Bairro

A Barra da Tijuca se destaca dos demais bairros por vários fatores, alguns enumerados à seguir.

Sob o ponto de vista geográfico e topogáfico, se destaca da cidade por ser uma grande baixada e possuir três grandes lagoas assim como praias extensas e longas.

Embora outras áreas do Rio de Janeiro que situam-se entre as montanhas também fossem no passado áreas alagadiças com lagoas e entradas de mar, estas não existem mais como nos tempos remotos, tendo sido aterradas.

A única área do Rio, com excessão da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes que ainda mantém uma lagoa é a área da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Sob o ponto de vista de traçado urbano, a Barra se destaca por ter sido planejada voltada para o automóvel seguindo conceitos de cidades setorizadas, então em voga no auge da arquitetura e urbanismo modernista do Século 20.

Vistas Panorâmica da Barra da Tijuca

Abaixo a Barra da Tijuca vista da Pedra Bonita. Grandes lagoas, algumas montanhas, extensas faixas de areia ao longo do mar aberto para o oceano compõem o cenário. O bairro tem sido adensado progressivamente, e muitos manguezais tem sido destruídos.

Vista da Barra Tijuca | Lagoas, algumas montanhas, extensa faixa de mar compõem o cenário

Em algumas partes do bairro ainda predomina edifícios de 3 andares, ou até casas de morada individual. Em outras partes, grandes condomínios de apartamentos, alguns com agrupamentos de prédios de 25 andares cada. Muitos condomínios abrangem vários edifícios em áreas fechadas, com muitos serviços disponíveis para os moradores.

Mapa da Barra da Tijuca

Mapa turístico da Barra da Tijuca, Joá e Itanhangá

Acima um mapa turísico da Barra da Tijuca, com os pontos mais importantes e principais atrações do bairro. As lagoas da Barra que são vistas na foto acima, podem ser vistas também no mapa.

O autódromo de Jacarepaguá em 2014 está endo transformado no Parque Olímpico do Rio para os Jogos Olímpicos de 2016

Um campo de Golfe também está sendo construído em meio a polêmicas e protestos de ambientalistas para as Olímpíadas de 2016 dentro Reserva de Marapendi, no Parque Natural Municipal de Marapendi.

Sob o ponto de vista social, se destaca pela figura dos chamados "Emergentes", sobre os quais se fala mais abaixo. E acompanhando ainda o lado social, o bairro se destaca por seus inúmeros Shopping Centers, condomínios de alto nível com prédios altos e uma arquitetura que para uns é arrojada, e para os mais críticas é apenas eclética sob o ponto de vista contemporâneo.

Um Bairro Projetado para o Automóvel

O plano urbanistico da Barra da Tijuca prioriza a locomoção por automóvel. Salvo alguns pequenos trechos, o bairro não é do tipo onde voce pode ir caminhando na padaria da esquina, no jornaleiro, supermercado ou boteco da esquina.

Sendo o "Plano Piloto" da Barra da Tijuca projetado por Lúcio Costa, este plano urbanistico segue o mesmo furor e delírio modernista racionalista que inspirou o plano urbanistico de Brasília, com tendência a priviligear a locomoção por automóvel e a separação da cidade em setores e zonas funcionais.

Entretanto o plano da Barra parece ser mais flexível quanto à setorização, e quanto ao código de construção de edifícios de apartamentos, permite a construção de condomínios de torres de edifícios de apartamentos, ou seja, de predominância verticalizada, ao contrário de Brasília onde os edifícios tem menos andares e tem aparência de blocos horizontalizados nas super quadras.

Em certos trechos da Barra da Tijuca existam condomínios com torres de edifícios de apartamentos em condomínos fechados de até 25 andares, ao contrário de Brasília cujos edifícios de super-quadras tem predominância horizontalizada e não existiam condomínios com área isolada da cidade entre os blocos.

Nos setores onde foram criados mega-condomínios fechados, estes geralmente possuem alguns serviços internos, mas geralmente cada família necessita de mais de um automóvel. Entre estes condomínios destacam-se o Novo Leblon e Nova Ipanema, condomínios estes que imprimiram um novo estilo de morar na cidade.

O Paraiso do Shoppings Centers

Acompanhando a especulação imobiliária, que anúnciava a barra como o novo eldorado perto da praia, promovendo uma verdadeira revoada de familias para os novos condomínios, surgiram os mega-supermercados como o da rede Carrefours e também grandes Shopping Centers.

O Barra Shopping na Barra da Tijuca juntamente com o Shopping Rio Sul em Botafogo inauguraram a era dos grandes shopping centes da forma como são atualmente concebidos atualmente, e praticamente aniquilaram muito do comêrcio tradicional de rua nos bairros do Rio de Janeiro. Com a construção de novos cinemas e teatros nas dependências dos shoppings com facilidade de estacionamento e segurança, os cinemas e teatros de rua entraram em decadência e foram praticamente extintos nos bairros da cidade.

A Barra da Tijuca, como bairro novo, não passou por este processo de transformação. Já nasceu voltada para o automóvel, para os mega-supermercados e shopping centers. Após o Barra Shopping surgiram o Via-Park, o centro de comêrcio lazer e diversões chamado New York City e inúmeros centros empresariais.

A Barra dos Emergentes

Associado ao desenvolvimento do bairro, surgiram os chamados "Emergentes" ou um neologismo para antigo termo "Novos Ricos". Os emergentes são tidos como pessoas que enriqueceram em pouco tempo, são moradores do bairro e não fazem parte de familiais tradicionais do Rio de Janeiro e nem tem antepassados que frequentavam colunas sociais.

Extravagâncias no vestir, gosto exótico quanto à arquitetura e decoração fazem parte das caracteristicas de alguns emergentes, com seus apartamentos decorados com inspiração na arquitetura "kitsch" de Miami ou Las Vegas nos EUA.

Enquanto as antigas e maiores mansões da Rua São Clemente, construídas em Botafogo na virada e início do século 20 se inspiravam e se igualavam à ostentosas e ao mesmo tempo elegantes moradias de nobres e magnatas Europeus, os emergentes da barra adoraram mimetismos neoclássicos e arquitetura pós-moderna típicas de Miami. Não existe como negar esta influência, uma influência que certamente produz construções também mais baratas e que exige um gosto menos elaborado e menos complicações estéticas ou preocupações sobre como e onde investir ou gastar dinheiro.

Lagoas na Barra

O Bairro possui três grandes lagoas ligadas entre sí por estreitas faixas de água que se comunicam, sendo esta uma das caracteristicas marcantes do bairro. As três lagoas são a Lagoa da Tijuca, Lagoa de Jacarepaguá e Lagoa de Marapendí.

A Lagoa da Tijuca é a primeira a ser vista por quem vem da zona sul, sendo que uma de suas partes mais estreitas se chama Largo do Branco. Em sua parte maior, a Lagoa da Tijuca também possui uma pequena baía ou enseada bastante fechada chamada de Saco Grande.

A Lagoa de Jacarepaguá possui um trecho bem estreio que é também chamada de Lagoa do Camorim, e a parte maior e de grandes proporções, que é chamada Lagoa de Jacarepaguá tem em suas margens o Autódromo de Jacarepaguá e o Rio Centro.

A Lagoa de Marapendi e uma longa faixa de água, bastante ampla e larga em muitos pontos, que segue ao longo da praia, entre a Av. Lúcio Costa (antiga Av. Sernambetiba) e a Av. das Americas, tendo muitos prédios e loteamentos também ao longo da mesma.

Referências

  • Conhecimentos e vivência do autor da página acerca do Rio de Janeiro.
  • Consulta e pesquisa em diversos livros sobre a história e iconografia do Rio de Janeiro.
 

História da Barra da Tijuca e Jacarepaguá

Paisagem da Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca como bairro e área urbana tem história recente. O local começou a se desenvolver urbanísticamente e tomar impulso somente na década de 1970 quando surgiu o Barra Shopping e os grandes condomínios de edifícios de apartamentos. A Barra da Tijuca era uma área alagadiça com matas de restingas, e a Baixada de Jacarepaguá ocupada por fazendas e engenhos. Na na segunda metade do século 20 a Barra foi ocupada progressivamente como área urbana após a construção de estradas e tunéis.

Origem do Nome Barra da Tijuca

Em termos de navegação, a palavra "barra" tem o significado de foz de um rio ou riacho, entrada de um porto ou baía e isto tem a ver com a própria geografia do lugar.

Tomando como exemplo, a entrada da Baía de Guanabara, ou seja a faixa de mar mais estreita que fica entre o Pão de Açucar e a Fortaleza de Santa Cruz do lado de Niteroi, era chamada de Entrada da Barra, mas neste caso se referindo à "barra" como foz da Baía de Guanabara.

A palavra "Tijuca" é de origem indígena, e tem o significado de "caminho em direção ao mar, vereda". Como naquela grande baixada havia grandes lagoas interligadas, que por sua vez recebiam rios, e se conectam com o mar, certamente esta é a razão de chamar o local de Barra da Tijuca, que significa também "Foz da Tijuca".

Origem e Desenvolvimento da Ocupação da Baixada de Jacarepaguá e Barra da Tijuca

Como zona urbana, a Barra da Tijuca é o mais novo bairro do Rio. Mas como zona rural e parte da Baixada de Jacarepaguá, tem uma longa história.

A história da ocupação das terras desta baixada começou ainda no primeiro século da colonização Portuguesa, quando foram doadas glebas aos vencedores da guerra contra os franceses que haviam invadido a as terras circundantes à Baía de Guanabara. A partir de então, o local era tido como sertão, onde posteriormente existiram primordialmente fazendas e engenhos até quase o final do século 19.
 

Dos Primordios da Colonização à Era dos Engenhos na Baixada de Jacarepaguá

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Capela São Gonçalo do Amarente, erguida por Gonçalo de Sá, em 1625

Capela de São Gonçalo do Amarante, no Camorim, erguida em 1625 por Gonçalo de Sá, no local onde possuia um engenho.

Casa da fazendo do Engenho D´Agua em Jacarepagua

Acima a casa da Fazendo do Engenho d´Agua em Jacarepagua (no local hoje chamado de Gardenia Azul). A casa foi construída na metade do século 18 (por volta de 1750) por um dos Viscondes de Asseca, herdeiros e sucessores de Martim Correia de Sá, que iníciou o engenho na primeira metade do século 16, onde lá havia também erguido uma capela.

Mapa dos limites atuais da Barra da Tijuca e bairros vizinhos

mapa dos limites atuais da Barra da Tijuca e bairros vizinhos. O engenho e capela a capela erguida 1625 por Gonçalo C. de Sá ficava na região do Camorim, sendo que a capela ainda existe no local. O Engenho d´Agua, também iniciado na mesma época, de Martim C. de Sá ficava em Jacarepaguá, no local onde hoje é a região do Anil e Gardenia Azul.

Na planície de Jacarepaguá, já nos primordios da colonização Portuguesa, ainda século 16 e início do século 17 os parentes de Estácio de Sá e Mem de Sá já possuíam enormes glebas de terras, então chamadas de semarias, onde posteriormente mantiveram grandes fazendas e engenhos.

Certamente que a região hoje chamada Barra da Tijuca era parte das terras, mas sua ocupação em termos de viabilidade para criação de gado e plantio não era utilizada nas partes próximas ás margens do oceano, por causa das lagoas, dos alagados e lamaçais, e dos bancos de areia.

Após a fundação da Cidade do Rio de Janeiro em 1565 e a expulsão dos franceses da Baía de Guanabara por Mem de Sá e Estácio de Sá em 1567, muitas sesmarias ou grandes glebas de terra foram concedidas.

Salvador Correa de Sá, que foi o terceiro governante do Rio de Janeiro, após Estácio de Sá e Mem de Sá, governando entre 1568 e 1571 e tendo um segundo governo entre 1577 e 1598, recebeu a metade da Ilha do Governador e muitos outros grandes latifúndios, e doou aos seus filhos, Martin e Gonçalo terras que iam da Tijuca até Jacarepaguá e Guaratiba.

Martin Correia de Sá foi o primeiro governador nascido no Rio, com um primeiro mandato entre 1602 até 1607, e depois entre 1623 até 1632, ano de sua morte. Foi educado na Europa, mas passou a maior parte de sua vida no Brasil, Rio de Janeiro.

Mantim ficou com uma sesmaria que começava no local onde hoje se chama Campinho (entre os Morro do Maranguá e Valqueire), passando pelo Tanque (local onde antigos tropeiros davam água para cavalos) e indo até as lagoas da Tijuca (antiga lagoa do lamaçal), do Camorim (antiga lagoa dos badejos) e de Jacarepaguá (dos Jacarés) e do Marapendi (mar limpo) e os Campos de Senambetiba, ou local dos mariscos. Martin teve seu engenho na região no local chamado Engenho d´Agua (provavelmente no local hoje chamado de Anil, daí o nome da Estrada do Engenho d´Agua) e também outro engenho na Gávea, onde é hoje a Rua Faro, sendo que em ambos os locais mandou erguer uma capela de N.S. da Cabeça, da qual era devoto. O Engenho del-Rei havia pertencido à Antonio Salema que governou o Rio entre 1576-1577.

A sesmaria de Gonçalo, englobava os campos e morros por onde passa a atual Estrada dos Bandeirantes (antes chamada estrada do Camorim) até a restinga da Marambaia ou nesga de areia que entra pelo mar. O engenho de Gonçalo ficava no Camorim onde também ergueu em 1625 uma capela para S. Gonçalo Amarante, do qual era devoto.

As terras de Gonçalo passaram posteriormente para sua filha, Dona Vitória que era casada com um espanhol, Governador do Paraguai. Após a sua morte, em 1667, sem herdeiros, doou suas terras ao Mosteiro de São Bento.

Ainda no século 17, outros colonizadores se estabeleceram nas áreas dos irmãos Sá, seja como foreiros (ou enfiteutas), ou sendo proprietários de terras vizinhas. A partir de então surgiram muitos engenhos, sendo aquela ampla área que enveredava para o sertão chamada de "Planície dos Onze Engenhos", ou seja, a área que hoje chamamos de Zona Oeste. E a era das grandes fazendas e engenhos na Baixada de Jacarepaguá durou até o final do Ciclo da Cana de Açucar, aproximadamente até a metade do Reinado de D. Pedro II.

O Início dos Loteamentos e Desmembramentos no Final do Século 19 e início do Século 20

A partir do final do auge do cultivo da cana de açucar, passou-se ao plantio de café enquanto outras partes das fazendas da região estavam sendo desmembradas.

Nos primeiros anos da República, o Engenho Central que pertencia ao Mosteiro de São Bento na região do Camorim, foi adquirido por um banco que loteou as terras, ficando salva na época a "casa grande" que pertenceu a Gonçalo e depois a sua filha Vitória de Sá, casa esta que foi transformada em escola municipal. Quem aqui escreve não sabe se continua de pé.

Durante o decorrer do século 20 alguns loteamentos foram feitos. Paralelamente, também ao longo do século 20, progressivamente a Barra foi se tornando acessível, primeiramente através de sinuosas estradas que contornavam e subiam montanhas, e posteriormente através de estradas de traçado mais direto utilizando-se de túneis que cortavam caminho, permitindo assim o alavancamento de sua ocupação.

Av. Lúcio Costa com quiosques e ciclovia

Acima a Av. Lúcio Costa, antiga Av. Sernambetiba, com seu calçadão, ciclovia e quiosques mais ao fundo, obras do final da década de 1980.

Plano Urbanistíco e Especulação Imobiliária

Um ponto marcante do desenvolvimento e planejamento da Barra da Tijuca, aconteceu durante a gestão do governador Negrão de Lima, quando este governava o antigo estado da Guanabara. Nesta época foi encomendado ao arquiteto e urbanista Lúcio Costa um plano para a área. Lúcio Costa, para quem ainda não sabe, é o mesmo autor do "Plano Piloto de Brasília". Assim, foi no ano de 1969 que Lucio Costa concebeu um outro "Plano Piloto" para a Barra da Tijuca.

Entre a segunda metade do século 20, até meados da década de 1970 muitos moradores de classe média do Rio compravam terrenos de loteamentos no local com expectativa de valorização futura, geralmente com fins de investimento, já que a área era de difícil acesso para quem trabalhasse no centro do Rio, Zona Sul o Zona Norte.

Muitas empresas incorporadoras e do ramo de construção cívil também possuiam enormes áreas, aguardando a posterior valorização para a construção de condomínios.

Novas Estradas e Túneis Ligando a Barra Permitiram o Desenvolvimento Urbano após 1970

Paralelamente ao plano urbanistico, novos caminhos ligando à Barra à Zona Sul do Rio como também à Zona Norte foram planejados. Veja sobre os caminhos e estradas para a da Barra da Tijuca que permitiram a ocupação urbana da região.

A Urbanização da Orla da Barra

Os trabalhos de urbanização completa da orla, na Av. Sernambetiba (atual Av Lúcio Costa) somente aconteceram durante a administração do Prefeito Marcelo Alencar, em sua segunda administração entre 1988-1993.

Foi nesta época que o Prefeito implementou um plano de modernização e reurbanização dos calçadões da orla, construindo inclusive pistas de ciclovias. Inúmeros quiosques foram implantados em toda a orla da cidade, se estendendo até a Barra da Tijuca, quiosques estes que hoje continuam a fazer parte do cenário local.

 
 
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