Inicial Imóveis para Venda Imóveis para Locação Contato Quem Sou Cadastre seu Imóvel Pesquisa Completa Financiamento Parceiros Links Úteis Correspondente Bancário Compre em Lisboa Compre em Miami Compre em Orlando Compre em São Paulo Compre no Rio de Janeiro


Catete, lembrança das "Matas Imensas"

CONHEÇA O BAIRRO DO CATETE:
O nome do bairro é uma referência à principal rua do bairro, a Rua do Catete. Essa rua, por sua vez, adquiriu seu nome devido ao rio que, antigamente, corria paralelo à rua: o Rio Catete. "Catete" é um termo da língua tupi que significa "mata imensa", pela junção de ka'a (mata) e eté-eté (imenso). "Catete" também designa uma variedade de milhomiúdo.
 
Casa do pintor inglês Henry Chamberlain no Catete, com o Pão de Açúcar ao fundo, por volta de 1820.

Caminho do Catete

O Caminho do Catete, hoje Rua do Catete, já existia antes da chegada dos portugueses e franceses no Rio de Janeiro, pois relatos muito antigos descrevendo as batalhas entre Portugal e França na região já se referiam ao Caminho do Catete de uma maneira corriqueira. O local era habitado pelos índios tamoios da aldeia Uruçumirim (uruçu=abelha; mirim=pequeno), chefiada por Biraçu Merin.

É certo, também, que, junto ao Caminho do Catete, havia um braço do Rio Carioca, rio este que nasce no morro do Corcovado (onde fica, atualmente, a estátua do Cristo Redentor) e desce pelo bairro das Laranjeiras, chegando onde hoje é o Largo do Machado e a Praça José de Alencar, onde formava a Lagoa do Suruí e de onde começava o Rio Catete, que corria paralelo ao Caminho do Catete. O rio ficava do lado esquerdo do então Caminho do Catete para quem vai para a Zona Sul. O rio foi, posteriormente, aterrado, mas o Caminho do Catete continuou. O Rio Catete desembocava na Praia do Russel, que foi completamente aterrada por ocasião de obras: primeiro, a abertura da Avenida Beira-mar e, depois, as obras para a construção do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes.

 
Igreja de Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado

Pedreiras da Glória e Candelária

No início do século XVIII, o Morro da Nova Sintra, na altura do final da atual Rua Pedro Américo, passou a ser denominado "Pedreira da Glória", por fornecer as pedras usadas na construção da atual Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro. A atividade na pedreira levou à abertura da chamada "Rua do Quintanilha", em referência ao proprietário das terras da região. No final do mesmo século, o mesmo morro, na altura do atual Largo do Machado, passou a ser denominado "Pedreira da Candelária", por fornecer as pedras para as obras de ampliação da Igreja de Nossa Senhora da Candelária. Essa pedreira levou à mudança do nome da Rua do Quintanilha para "Rua da Pedreira da Candelária". Em 1917, a rua adquiriu seu nome atual, "Rua Bento Lisboa".

 
Nona Delegacia de Polícia, situado na esquina das ruas do Catete e Pedro Américo.

Entre 1876 e 1882, o escritor Machado de Assis morou no número 206 da Rua do Catete,[7]sendo a sua morada mais preservada (sua última residência, no Cosme Velho, já foi demolida).

O bairro se tornou importante após o Palácio do Catete se tornar a sede do governo federal em 1897. Tal situação durou até 1960, quando a capital brasileira foi transferida para Brasília.

O bairro foi criado, oficialmente, em 23 de julho de 1981. Teve seus limites atuais estabelecidos pelo Decreto Número 5 280, de 23 de agosto de 1985.[8] Desde então, o Catete faz parte da Quarta Região Administrativa da cidade do Rio de Janeiro: os bairros integrantes dessa região administrativa são BotafogoCosme VelhoFlamengoHumaitáLaranjeiras e Urca.

 
Palácio do Catete

Desde o final dos anos 1990, o bairro vem apresentando valorização imobiliária, com lançamentos de edifícios residenciais e reformas de hotéis. O Hotel Windsor Florida é acomodação oficial da FIFA para a copa do mundo de 2014.

Economia

Estão localizados no bairro várias agências bancárias, casas de câmbio, albergues, hotéis, empresas de engenharia e de exportação, um comércio varejista bastante amplo e diversificado e supermercados.

Transporte

A principal via do bairro é a Rua do Catete, que se estende da Glória até a Praça José de Alencar.

Há uma conexão de metrô-ônibus que liga a estação de metrô do Largo do Machado até o Cosme Velho.



 

Veja nossos imóveis

Carregar Mais Imóveis
Carregando...


Veja outros bairros que amamos

icone-whatsapp 1

  +55 21 99412-8135/97480.3725

   

redesp_facebook.pngredesp_google_plus.pngredesp_twitter.pngredesp_youtube.pngredesp_linkedin.pngredesp_pinterest.pngredesp_instagram.png

sobre nós



ANTONIO DE MELO LIMA
Corretor de Imóveis / Realtor
Creci 036.681-RJ
Atuação: RJ, SP, Lisboa, Orlando & Miami
+55 21 99412-8135
antoniolimacorretor@gmail.com
www.antoniolimaimoveis.com.br

 


www.antoniolimaimoveis.com.br © 2019. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias