Inicial Imóveis para Venda Imóveis para Locação Contato Quem Sou Cadastre seu Imóvel Pesquisa Completa Financiamento Parceiros Links Úteis Correspondente Bancário Compre em Lisboa Compre em Miami Compre em Orlando Compre em São Paulo Compre no Rio de Janeiro


Lagoa Rodrigo de Freitas, visual incrível!

No coração da Zona Sul, a história da Lagoa Rodrigo de Freitas

Segundo a geógrafa Sonia Gama, o local é uma laguna.

A lagoa é conhecida como “O Coração do Rio”, devido a seu formato semelhante a um coração - Custódio Coimbra / Agência O Globo

RIO - A Lagoa Rodrigo de Freitas, no coração da Zona Sul carioca, além de ser considerada um dos cartões-postais da cidade, é sede de competições de regata e uma ótima opção para fazer passeios e caminhadas. Palco para cliques fotográficos, o complexo lagunar reúne várias curiosidades, como garante a geógrafa Sonia Gama.

 

- Trata-se então, da Laguna Rodrigo de Freitas! Mas por que ‘laguna’ e não ‘lagoa’? A diferença é que laguna mantêm comunicação com o mar através de um canal. É uma área deprimida, localizada na foz oceânica dos rios e formada por água salobra ou salgada. Esses ambientes lagunares são verdadeiros corpos d'água isolados, formados pelas oscilações dos níveis de maré nos períodos glaciais e inter-glaciais associados aos climas globais e, que estão sempre em transformação - diz a especialista.

No período que antecede o Natal, uma árvore gigante é instalada na lagoa - Guilherme Leporace / Agência O Globo

Com 2,4 milhões de metros quadrados de superfície, sobre o seu espelho d'água praticam-se esportes aquáticos como remo, ou simplesmente passeia-se de pedalinho. Desde 1995, na época de Natal, há a tradição de se montar uma gigantesca árvore de Natal iluminada, que chama a atenção de cariocas e turistas.


Além de passeios com pedalinho, a lagoa é utilizada para campeonatos de remo - Fernando Maia / Agência O Globo

Situada entre a Serra Carioca e o Oceano Atlântico, a Lagoa não manteve sua forma original. A acumulação natural desse ambiente por sedimentos marinhos e continentais, além de aterros produzidos pelos homens há vários anos tem modificado o aspecto e as dimensões desse ambiente lagunar. Estima-se que um terço da área total da Lagoa tenha sido aterrada e seu formato atual é de um polígono irregular com um perímetro de 7,2 km e a largura máxima de 3 km, com espelho de água de cerca de 2,5 km2 e profundidade máxima de 11metros.

HISTÓRIA

Segundo Sonia, originalmente a laguna foi chamada de Sacopenapã pelos indígenas da tribo dos Tamoios e, em meados do século XVI, Rodrigo de Freitas de Mello e Castro herdou do sogro Fagundes Varela essas terras como parte do dote pelo seu casamento, ou seja: o cônjuge deu seu nome à mais nova propriedade adquirida.


 

Veja nossos imóveis

R$ 1.853.000,00
Ref: VA2399
Pronto para Morar

Apartamento 2 dormitórios, Venda
Lagoa, Rio de Janeiro

LAGOA, RIO DE JANEIRO, RJ. LA FONTAINE PRONTO! O mais novo empr...

  • Dormitórios
    2
  • Banheiros
    3
  • Vagas
    1
R$ 6.845.000,00
Ref: 526
Em Obras

Apartamento 4 dormitórios, Venda
Lagoa, Rio de Janeiro

LAGOA, RJ BORGES 3647 LANÇAMENTO / OBRA POR ADMINISTRA&Cced...

  • Dormitórios
    4
  • Banheiros
    6
  • Vagas
    4
Carregar Mais Imóveis
Carregando...


Veja outros bairros que amamos

icone-whatsapp 1

  +55 21 99412-8135/97480.3725

   

redesp_facebook.pngredesp_google_plus.pngredesp_twitter.pngredesp_youtube.pngredesp_linkedin.pngredesp_pinterest.pngredesp_instagram.png

sobre nós



ANTONIO DE MELO LIMA
Corretor de Imóveis / Realtor
Creci 036.681-RJ
Atuação: RJ, SP, Lisboa, Orlando & Miami
+55 21 99412-8135
antoniolimacorretor@gmail.com
www.antoniolimaimoveis.com.br

 


www.antoniolimaimoveis.com.br © 2019. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias